Fale conosco: +55 11 3181 8700 /     atendimento@radarinvestimentos.com.br      radarinvestimentos

logotipo radar investimentos

Dê um primeiro passo e receba um convite de abertura de cadastro

Dê o primeiro passo e receba
um convite de abertura de cadastro



Dê o primeiro passo e receba
um convite de abertura de cadastro

Brasil e EUA discutem reabertura de mercado para carne bovina

por | 28 nov, 2018

Por Luiz Henrique Mendes e Cristiano Zaia do Valor Econômico

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, conversará hoje por telefone com o secretário do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), Sony Perdue, disseram ao Valor duas fontes a par do tema. A pauta da conversa entre os dois é o pedido do Brasil para que os americanos reabram seu mercado para a carne bovina in natura brasileira.

Os Estados Unidos suspenderam as importações de carne bovina in natura do Brasil em junho do ano passado, na esteira da detecção de abscesso (acúmulo de pus) em lotes de carne importadas pelo país. Os problemas foram associados à composição e à má aplicação da vacina contra febre aftosa. Após os problemas, o Ministério da Agricultura alterou a composição da vacina, buscando retirar a proibição dos EUA.

Desde então ocorreram diversas rodadas de negociação e troca de documentos entre as autoridades do Ministério da Agricultura e dos Estados Unidos. A imprensa, o ministro Blairo chegou a anunciar mais de uma vez que a reabertura do mercado estava próxima.

Na noite de segunda-feira, o USDA anunciou a abertura do mercado americano de carne bovina para a Argentina, o que despertou a atenção sobre a possível reabertura para o Brasil.