Beatriz Gomes, Lucas Borges Teixeira e Rafael Bragança
Do UOL, em São Paulo
23/04/2021 13h23
O estado de São Paulo registrou uma queda conjunta nos indicadores de novos casos, novas internações e óbitos pela primeira vez em dois meses nesta semana. Os números são da Secretaria Estadual de Saúde.
De acordo com o governo paulista, o registro de novos casos em relação à última semana epidemiológica caiu 14%, novas internações reduziram em 6% e óbitos, em 23%. O Centro de Contingência do Coronavírus atribui as quedas à diminuição de circulação nas fases restritivas.
“Pela primeira vez nas [últimas] oito semanas epidemiológicas que tivemos —portanto, por dois meses— é a primeira vez que nos temos uma redução concomitante dos três índices, casos internações e óbitos”, declarou o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, em coletiva nesta sexta (23).
Segundo o governo paulista, na última semana, foram registrados 12.784 novos casos no estado, 14,3% a menos do que na semana anterior; 2.267 novas internações, queda de 6%; e 621 óbitos por covid, 23,6% a menos.
As taxas de ocupação de leitos de UTI (unidade de terapia intensiva) estão em 81,1% no estado e 79,2% na Grande São Paulo. No início de abril, ambos chegaram a 92%.
“Esses dados nos trazem um alento, nos trazem esperança e reforçam que as medidas tomadas pelo Plano SP, fazendo a fase vermelha, passando para uma fase mais retristiva, fase emergencial, e agora fase de transição”, declarou Gorinchteyn.