Por Isadora Duarte da Agência Estado
São Paulo, 13/07/2021 – A colheita do milho segunda safra no Paraná permaneceu em 3% da área plantada no Estado, estável em comparação com uma semana atrás, segundo boletim semanal de acompanhamento de safra do Departamento de Economia Rural (Deral) divulgado há pouco. A retirada do cereal está cinco pontos porcentuais atrasada em relação à área colhida em igual período do ano passado.
As condições das lavouras pioraram no período e agora apenas 11% das lavouras estão em situação considerada boa, ante 12% na semana passada e 44% de um ano antes. O porcentual de plantações em condição média é de 45%, abaixo dos 46% da semana passada, e em condição ruim, 44%, ante 42% há uma semana. Conforme o relatório, 49% das plantações estão em frutificação, 47%, em maturação e 4%, em floração.
O Deral informou também que o plantio de trigo foi concluído no Estado, atingindo 100% da área estimada para o Paraná, avanço de dois pontos porcentuais na semana. Das lavouras instaladas até ontem, 95% estavam em boas condições, mesmo porcentual da última semana, e 5% em situação média. Além disso, 94% se encontravam em desenvolvimento vegetativo, 4% em floração e 2% em germinação.