Por Valor Econômico
BRASÍLIA – Na reta final de sua missão comercial à Ásia, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse esperar que dentro de 30 dias sejam anunciadas as aberturas do mercado do Vietnã para as exportações brasileiras de gado em pé e melão. Em contrapartida, o Brasil deverá abrir as portas para camarão e peixes vietnamitas.
“As duas coisas estão andando absolutamente na mesma velocidade para que a gente possa abrir esse mercado”, disse a ministra em nota divulgada pelo Ministério da Agricultura. “O Vietnã é um dos principais mercados que queremos atingir de forma mais efetiva”, afirmou.
A pauta comercial de interesse dos dois países na área agropecuária foi tratada nesta sexta-feira em reunião entre Tereza e o primeiro-ministro do Vietnã, Nguyen Xuân Phúc. Também participou do encontro, em Hanói, o ministro vietnamita da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Xuan Cuong.
Os vietnamitas também informaram à comitiva brasileira que sua demanda do país asiático por algodão, soja e milho é cada vez maior e que o Brasil poderá preencher esse espaço.
Por outro lado, Xuân Phúc chamou a atenção para a necessidade de os dois países equilibrarem sua balança comercial agrícola. Em 2018, o superávit do Brasil alcançou US$ 1,4 bilhão.